PercuRso Buracas do Casmilo

(Percurso com cerca de 20 km)

O que são as buracas ?

É o nome dado a uma formação geológica que se situa perto da aldeia do Casmilo.

Correspondem a pequenas reentrâncias de desenvolvimento horizontal, com uma abertura e profundidade que raramente ultrapassa a dezena de metros. Relacionam-se com a evolução superficial das vertentes calcárias escarpadas, devendo ter-se formado em épocas mais frias que a atual, provavelmente no último período frio do Quaternário. Na base são visíveis os depósitos de gelifractos, testemunho de que a rocha se fragmentou pelo gelo.

E lapiás ?

É uma formação típica de relevos cársticos, produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas. Também pode ser causada pelos ciclos de congelamento e degelo em regiões de clima frio. Os lapiás constituem-se de fraturas nas rochas superficiais que se expandem através da dissolução da rocha, resultando em grandes canais que sulcam as rochas horizontal ou verticalmente.

E Dolina ?

É uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato aproximadamente circular e são mais largas que profundas. Podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos, solo ou vegetação.

Depois desta introdução, aqui está um percurso para uma tarde de domingo.

Escolhi este trajecto, mas também pode ser feito todo em alcatrão, subindo em direção da serra de Janeanes e Casmilo.

Pode-se fazer o download do itinerário e ver no Google Earth (tem que estar instalado no computador)

Rabaçal - Buracas Casmilo.kmz (download 4,2 kB)

Mas este é diferente e inicia-se no Rabaçal (conhecida pelo famoso queijo do Rabaçal situada entre Condeixa Ansião e Penela,).

Rabaçal

Colocamos o conta Km a zero e partimos do Rabaçal em direção a Chanca.

Para quem se interessa por História, logo no primeiro corte à direita temos as ruinas do Rabaçal e que se podem visitar.

Mas continuando o nosso trajeto, o primeiro aglomerado de casas chama-se Ordem, seguimos sempre a estrada de alcatrão (pela direita), e subimos até a um miradouro (km 2,1), de onde se tem esta vista espetacular.

Vista do Miradouro

Vale a pena parar e tirar umas fotos.

Seguindo sempre a subir e depois de curva e contracurva, chegamos à Chanca.

Passamos um pequeno largo e  à nossa direita fica uma capela.

Capela

Seguimos em frente e atravessamos o lugar de Chanca,

Rua de Chanca

ao fundo viramos à esquerda, continuamos até uma bifurcação onde entramos em estrada de terra (km 3).

Seguimos pela estrada em terra e ao km 3,6 vamos pela estrada da esquerda e a seguir continuamos pela da direita.

Nesta estrada podemos avistar à direita e ao fundo a aldeia de Serra de Janeanes.

Aldeia de Janeanes

Depois duma curva longa à esquerda, voltamos a ter uma curva longa à direita,

Paisagem Tipica

continuamos sempre pela mesma estrada, ao km 5 já se avistam as buracas à nossa esquerda,

Buracas ao fundo

passamos  junto a uma pequena lagoa (dolina)(km 5,3),

Dolina

continuamos até ao fim da estrada onde optamos pela direita (km 5,5). Chegamos junto a um campo desportivo, subimos à esquerda depois à direita e temos uma curva longa à esquerda onde começamos a descer. Do nosso lado esquerdo podemos ver lápias (km 6,3) e também uma dolina parcialmente cultivada,

e mais LápiasLápias

à nossa direita ao fundo vê-se o monte da Senhora do Circulo,

Monte da Senhora do Circulo

continuando a descer já se veem as buracas.

Vale das Buracas...

E chegamos ao vale onde temos buracas de um lado e do outro (km 7,2) !

E eis algumas fotos das buracas:

Buracas Casmilo - Monte Senhora do Circulo.kmz (download 2,7 kB)

Voltamos pela mesma estrada, até ao campo desportivo. Contornamos à esquerda e depois na primeira à direita. Seguimos até ao fim  da rua e temos duas opções:

1. Se temos veiculo Todo-Terreno:

Viramos à esquerda (rua Carreira), mais à frente seguimos estrada em terra (km 8,9)  e subimos (km 9,4) o monte até à Senhora do Circulo.

1. Se temos outro veiculo:

Viramos à direita (rua Carreira) e logo a seguir viramos à esquerda. Continuamos sempre a estrada e viramos na primeira à esquerda. Seguimos essa estrada até encontrarmos um corte à esquerda em alcatrão (subida ao monte).  Assim que viramos, temos à nossa frente uma estrada em terra que também dá para passar. Ou então vamos pela esquerda que é sempre estrada alcatroada até ao cimo.

Monte Senhora do Circulo

E chegamos à Senhora do Circo ou do circulo ou serra do circo, é um relevo tectónico que não ultrapassa os 406 metros.

Senhora do Circulo

Daqui se avista as paisagens cársicas do Vale das Buracas e da Serra do Rabaçal, bem como os campos do Mondego e até em dias límpidos se chega a ver o mar.

Vista de Cima do Monte

O regresso - Monte Senhora Circulo - Rabaçal.kmz (download 3,2 kB)

Regressamos ao centro de Casmilo (tem capela dedicada a S. paulo) e apanhamos a estrada principal em direção a Serra de Janeanes.

Serra de Janeanes

Depois de Serra de Janeanes continuar sempre em alcatrão (com algum cuidado, pois tem uma descida acentuada), até a estrada principal (perto do corte para Zambujal) onde cortamos à direita para Rabaçal e chegamos ao ponto de partida (km 20 +-).

E foi assim este passeio. Para ultimo fica uma foto a indicar que na ponta da serra, também pode haver algum engarrafamento !!!

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons gtall1  © 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode